Temas Ordenar por Ordem

A Hemeroteca de Política Externa Brasileira

A Hemeroteca de Política Externa Brasileira é uma base de dados que contém uma seleção de matérias publicadas, no período de 1972 a 2010, por alguns jornais brasileiros dentre os quais se destacam: O Estado de S. Paulo, Folha de S. Paulo e Gazeta Mercantil.

A seleção e classificação das notícias foi realizada pelos professores Tullo Vigevani (UNESP) e Shiguenoli Miyamoto (UNICAMP) e a coordenação do projeto de digitalização e disponibilização ficou a cargo do professor Marcelo Passini Mariano (UNESP). O trabalho de digitalização foi iniciado em 2002, em um período no qual eram escassos materiais digitais, e se estendeu até 2010, momento em que materiais digitais se tornaram amplamente acessíveis. O objetivo desta Hemeroteca é permitir aos pesquisadores interessados o acesso a notícias que foram selecionadas e classificadas ao longo dos anos, de 1972 até 2010, sobre importantes acontecimentos atinentes às relações internacionais do Brasil.

Com aproximadamente 30 mil notícias que tratam de diversos temas da política exterior do Brasil, essa Hemeroteca esta dividida em 13 temas:

Brasil - África; Brasil - América Latina; Brasil - Ásia; Brasil - Oriente Médio; Brasil - Europa; Brasil - Argentina; Brasil - Estados Unidos; Política de Comércio Exterior do Brasil; Brasil - Economia Internacional; Brasil - Meio Ambiente; Brasil - Informática e Direitos Autorais; Brasil - Governos Subnacionais; Coletânea Gazeta Mercantil - Números Especiais.

Histórico da Hemeroteca de Política Externa Brasileira

Em 2002, a digitalização das notícias selecionadas começou a ser realizada no Centro de Estudos de Cultura Contemporânea (CEDEC). Naquele momento, a Hemeroteca foi disponibilizada através de uma parceria com o Consórcio de Informações Sociais (CIS-USP), coordenado pelo professor Brasílio Sallum Júnior (USP). O CIS-USP disponibilizava os arquivos digitalizados aos interessados através de sua plataforma digital. Apesar dos arquivos estarem disponíveis, era necessário que a pessoa interessada baixasse todos os arquivos de ao menos uma das treze temáticas disponíveis e realizasse a procura manual das notícias de seu interesse particular.

A partir de 2012, o Laboratório de Novas Tecnologias de Pesquisa em Relações Internacionais (LANTRI), localizado na UNESP, câmpus de Franca, juntou-se aos esforços para melhorar a disponibilização da Hemeroteca. Em conjunto com o CIS-USP, transformou todos os arquivos que estavam em formato TXT ou TIFF para o formato PDF. Através da realização automatizada do Reconhecimento Óptico de Caracteres (OCR) os arquivos da Hemeroteca foram integralmente disponibilizados através de PDFs pesquisáveis. Com isso, dependendo da qualidade das páginas digitalizadas, as palavras contidas dentro de cada notícia podem ser pesquisadas. Isso possibilita que todo o conteúdo da Hemeroteca seja, integralmente, indexado e consultado via inserção de palavras chaves. O indexador utilizado é o “Recoll WebUI”, uma interface web do “Recoll Full-text Search”.

No início de 2017, a editora UNESP também juntou-se ao projeto através da hospedagem da Hemeroteca.

Os recursos para aquisição dos equipamentos de digitalização, concessão de bolsas a estudantes de graduação e pós-graduação que auxiliaram a construção da Hemeroteca de Política Externa Brasileira foram fornecidos pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP); pelo Centro de Estudos de Cultura Contemporânea (CEDEC), pelo Consórcio de Informações Sociais (CIS-USP), pelo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Estudos sobre os Estados Unidos (INCT-INEU), pelo Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais San Tiago Dantas (UNESP, UNICAMP e PUC-SP) e pelo Laboratório de Novas Tecnologias de Pesquisa em Relações Internacionais (LANTRI/UNESP) .

Como Fazer sua Pesquisa

Digite as palavras chave para realizar a procura na hemeroteca separadas por um espaço. Caso o termo procurado seja composto de duas ou mais palavras coloque-o entre aspas (p. ex "América Latina"). Ao digitar os termos de procura na caixa de consulta os filtros padrão selecionados serão: (1) buscar em todos os temas da hemeroteca; (2) as notícias apresentadas serão listadas de acordo com a relevância estabelecida pelo algoritmo de indexação integral; (3) em ordem descendente.

hemeroteca peb


Você pode manualmente personalizar os filtros bem como consultar um tema específico.

hemeroteca peb


Equipe

Coordenadores

Assistentes

Instituições Envolvidas